APJ
01/09/13 14:34 - São José dos Campos

Multa por andar em corredor de ônibus vai começar dia 16

Na primeira etapa, multas serão aplicadas por agentes de trânsito, mas Secretaria dos Transportes já prepara licitação para contratar instalação de 30 radares para autuar carro em pista exclusiva de ônibus

Jussi Ramos

Corredor de ônibus em São José. Foto: Flávio Pereira

Corredor de ônibus em São José

A Prefeitura de São José dos Campos vai multar, a partir do dia 16 de setembro, o motorista que trafegar pelas faixas exclusivas de ônibus, nos corredores centrais da cidade. O valor da multa será de R$ 85,13 e o motorista perderá 4 pontos na carteira.

A multa só não será aplicada no caso do motorista utilizar o corredor para fazer conversões e acessos a estacionamentos. Nos corredores exclusivos só podem trafegar ônibus e vans do transporte alternativo de São José.
A prefeitura disse que vai fazer uma campanha para informar motoristas sobre o início da fiscalização com multa.

Fiscalização. Inicialmente, os corredores de ônibus serão fiscalizados pelos agentes de trânsito nas ruas.
A Secretaria de Transportes fará uma licitação para contratar cerca de 30 radares para fazer a fiscalização eletrônica. O modelo dos equipamentos ainda está sendo estudado pela secretaria.
O secretário de Transportes, Wagner Balieiro, afirmou que quando forem instalados os radares eletrônicos, não haverá necessidade de agentes de trânsito para fiscalizar essas infrações.
“Em todos os casos será utilizado bom senso na fiscalização, para privilegiar a segurança do pedestre e do motorista que estiver utilizando o corredor”, afirmou o secretário.

Balanço. Balieiro fez ontem um balanço positivo do primeiro mês de implantação dos corredores de ônibus na cidade.
Em entrevista coletiva, ele afirmou que a análise técnica realizada pela secretaria revelou que aumentou a velocidade operacional dos ônibus nos corredores, um ganho de até 73% em alguns pontos, como nos casos das avenidas São José e Madre Tereza.

“Nessas avenidas, a velocidade média dos ônibus que em maio era de 10,5 km/h teve um ganho para 18,3 km/h no mês de agosto”, afimrou o secretário de Transportes.
Ele também afirmou que durante esse primeiro mês, não houve nenhum acidente grave de trânsito nos novos corredores exclusivos de ônibus. “É o resultado de um trabalho diferenciado que está sendo referência para outras cidades”, disse Balieiro.

Em termos de tempo, o secretário afirmou que há linhas que ganharam de 8 a 15 minutos, dependo do lugar por onde trafegam os ônibus.
A estudante Bianca Gisele Debem, moradora do Santa Inês 1, disse que já sentiu a diferença na redução do tempo de viagem. “Já estou conseguindo chegar mais cedo em casa”, afirmou.

O prefeito de São José, Carlinhos Almeida (PT), que também participou da entrevista, declarou que é evidente que todo o projeto precisa ser aperfeiçoado, mas que a prefeitura conseguiu superar a meta de 30% de ganhos de velocidade nos corredores de ônibus.

Contexto Paulista
Blog do
Fabrício
Blog do Marini