APJ
29/09/15 12:26 - Araraquara

Agenda Araraquara debate a importância do talento

Diferencial criativo é a "prova dos nove" em tempos de inovação no desenvolvimento das cidades

 

Agenda Araraquara pretende discutir ideias novas para o desenvolvimento local

A ganhadora do prêmio Jabuti, administradora e urbanista Ana Carla Fonseca vai trazer para o palco do Agenda Araraquara, no dia 16 de outubro, uma proposta irrecusável de reflexão sobre a cidade.

Ela diz: “Vivemos transformações galopantes em nosso modo de pensar, fazer negócios e viver as cidades. Este contexto, catalisado pelas tecnologias digitais com uma globalização sem precedentes, franqueia oportunidades sociais, econômicas e urbanas. Aproveitá-las requer, antes de mais nada, conscientização dessas mudanças”.

A especialista tem razão. Números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a população de Araraquara cresceu 8,5% desde a última estimativa de 2014.

A cidade recebe cinco novos habitantes por dia. Grande parte vem de fora, atraída pelo mercado de trabalho e pela qualidade de vida da cidade.

Avaliando os atrativos de parque industrial e educacional, além da estrutura de serviços médicos, especialistas dizem que Araraquara ganha contornos de polo regional.

INCHAÇO - Ao mesmo tempo, a frota de veículos tem números explosivos.

A previsão é que, em cinco anos, haverá 7 mil veículos a mais que o número de habitantes. Como ficará a mobilidade urbana? E o mercado de trabalho, será suficiente?

Todos estes temas serão debatidos no módulo Produzir do Agenda Araraquara, no Shopping Jaraguá.

Diz Ana Carla Fonseca que a prioridade é criar diferenciais que possam capacitar a mão de obra. Mais que especialização, é preciso talento: “Diante de um mundo crescentemente concorrencial, no qual por um lado produtos, serviços e propostas se mostram cada vez mais parecidos e, por outro, capital e tecnologia são facilmente transferíveis em escala planetária, o talento criativo passa a ser o protagonista de nossos tempos. É essa matéria-prima fundamental para nossas economias — capaz de fazer trabalhos inovadores, não repetitivos, blindados à automação — que gera produtos e serviços com diferencial e agregação de valor, dinamizando inclusive os setores tradicionais da economia”.

E ela cria uma expectativa importante: “No Agenda Araraquara veremos com mais detalhes as mudanças econômicas e urbanas em curso e como aproveitá-las para que Araraquara e região possam melhor trabalhar seus talentos criativos”.

Painel viver - O segundo e último painel do Agenda Araraquara terá palestra do especialista em gestão de saúde pública José Sebastião dos Santos, ex-secretário da Saúde de Ribeirão Preto. Em debate, os problemas no atendimento da rede pública de saúde. Vai ser no dia 30 de outubro, no Shopping Jaraguá.

PAINEL PRODUZIR

Tema: CIDADES CRIATIVAS - O futuro de Araraquara ligado ao desenvolvimento sustentável da economia e urbanismo e à capacitação de profissionais

Data: 16 de outubro

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Shopping Jaraguá

Palestrante: Ana Carla Fonseca, escritora premiada com o Jabuti 2007. Ela é administradora pública pela FGV-SP, doutora em Urbanismo pela USP e assessora em Economia Criativa para a ONU

Contexto Paulista