APJ
11/05/12 11:26 - Araraquara

Por insalubridade, coveiros ameašam greve em cemitÚrio

Willian Oliveira

Trinta e nove funcionários ligados a empresa Florestana, que presta serviço de sepultamento, exumação e jardinagem nos Cemitérios das Cruzes e São Bento, ameaçam parar as atividades a partir de segunda-feira caso a situação deles não seja regularizada. O grupo questiona o atraso no pagamento e principalmente a falta do cumprimento de um acordo firmado em contrato que prevê um adicional de 20% no salário pela insalubridade do trabalho.

No Cemitério da Cruzes, o popular Britos, no Vale do Sol, são 11 serventes, os chamados de coveiros, e mais três jardineiros. Ali, em meio a média dos quatro sepultamentos por dia, os funcionários reclamam que quando foram contratados havia o acordo do pagamento da insalubridade. Isso ajudaria demais a compor o salário de R$ 875. A empresa Florestana assumiu o serviço há dois meses. O coveiro Domingos de Mauro, 59, reclama ter entrado na empresa no mês passado e não recebeu o pagamento.

Para Devair Roberto Fernandes Garbes, 36, A insalubridade não foi paga. "Sai da equipe do asfalto com a promessa que ganharia mais devido a insalubridade e agora estou ganhando menos que antes. A gente tem consideração com a família que perdeu alguém, mas não podemos ficar quietos." O mesmo diz Marcos Alberto Rodrigues da Silva, 30, que já procurou informações oficiais e nada.

"Entrei para ganhar o sustento da minha família e estou desesperado. Não sei como vou pagar as contas", desabafa o também coveiro Edivaldo Queiroz de Souza, 24. No cemitério São Bento, no Centro, trabalham 25 funcionários.

A reportagem entrou em contato com a Florestana e foi informada somente que a informação não era real. O Sindicato da Construção Civil de Araraquara disse que tinha recebido a reclamação dos funcionários e prometeu acompanhar o caso. Um diretor seria designado para entender o problema e providenciar uma solução pacifica. O Sindicato, no entanto, desconhecia a paralisação.

Contexto Paulista
Blog do
Fabrício
Blog do Marini